terça-feira, 4 de junho de 2013

Meu primeiro contato com a literatura



Acredito que para muitos aqui, assim como eu, o amor pela leitura e a escrita foi um divisor de águas em nossas vidas. Quando eu era criança e estava na então 4ª série, fui muito influenciada por uma professora que lia quase toda aula um capítulo de um livro para nós. Lembro-me que eu ficava ansiosa para saber o fim da história, queria ter o livro só para mim para poder lê-lo antes de todos os meus amiguinhos. Essa curiosidade reforçou-me o gosto pela leitura, aprendi a ler desde pequena histórias com príncipes encantados, revistas dos meus cantores favoritos até crescer e conhecer o mundo das biografias, poesias, poemas e literatura nacional contemporânea e do passado.
Com o passar dos anos, o amadurecimento da minha capacidade leitora e o amor pela escrita e a leitura decidi-me pela profissão de Professora de Português, acredito que com o passar dos anos esse amor tende a ser cada vez maior, pois o amor pela leitura é um amor puro, inocente, que não nos traz sofrimento, e nos faz viajar para além das páginas e das palavras.

3 comentários:

  1. ¨ Há leituras respeitosas, analíticas,leituras para ouvir as palavras e as frases,leituras para reescrever,imaginar,sonhar,leituras narcisistas em que se procura a si mesmo,leituras mágicas em que seres e sentimentos inesperados se materializam e saltam diante de nossos olhos espantados.¨(José Morais) Que você possa também,transmitir todo esse encantamento pela leitura( aos vossos alunos), como tem demonstrado a seus colegas!Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Lindo depoimento. Espero que continue sendo semeadora da semente do amor à leitura. Só assim teremos muitos leitores, não só de livros, mas leitores da vida. Críticos, autônomos e cuidantes.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Samuka! Essa palavra "cuidantes" é um neologismo? Confesso que é a primeira vez que a vejo. Se é ou não neologismo, aprendi mais uma.

    ResponderExcluir