sexta-feira, 21 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PAUSA   MOACYR SCLIAR                                SONIA MARIA MARTOS BRANDÃO

Tempo previsto: 6 aulas
Conteúdos e temas: leitura do conto.
Competências e habilidades: desenvolver as capacidades de leitura (ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses; localização de informações; comparação de informações; generalizações; produção de inferências locais; produção de inferências globais; recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura; percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade; percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.)
Estratégias: aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, leitura em voz alta feita pelo professor.
Recursos: texto impresso, audiovisual.
Avaliação: observação das respostas dadas pelos alunos às questões feitas pelo professor,produção e socialização de narrativas.
Integrantes do grupo - encontro presencial: 
Sonia, Claudia, Adriana, Rosa, Gisele, Patrícia, Edna
Integrantes do Grupo 7 – Fórum AVA: 
Rosimari Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes.


Situação de aprendizagem referente ao texto:
PAUSA 
Moacyr Scliar
  Ativação de Conhecimentos Prévios 
  O que é uma pausa?
 Antecipação ou Predição
  O que o título sugere?
Checagem de Hipóteses
   Após a leitura do conto suas hipóteses foram confirmadas?
Localização de Informações
  Qual a reação da esposa ao perceber que o marido sairá mais um domingo? Retire um trecho que comprove sua resposta?
Generalizações
  Ao refletir a respeito do texto, qual a reação com a letra da música “Epitáfio”, onde o eu lírico reclama que não teve tempo para parar e viver a vida .(http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=L3eiOMQVUqs)
Epitáfio
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...                                                              
 

  
 Produção de Inferências Locais
   Se você tivesse oportunidade de dar uma pausa em sua vida em qual situação você pausaria? Justifique.
Produção de Inferências Globais
   Sublinhe e procure no dicionário as palavras desconhecidas do texto.
Recuperação do Contexto de Produção
   Qual é o significado da palavra “cacarejo” dentro do texto?
Definição de Finalidades e Metas da Atividade da Leitura
  Qual a intenção do autor ao descrever a rotina da personagem inclusive aos domingos preocupando-se com os detalhes de sua rotina semanal?
 Percepção das Relações de Intertextualidade
Que tipo de informação você obteve deste texto?
Percepção das Relações de Interdiscursividade
 Qual a relação deste texto com o filme “Click”
Click (filme)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Click
Click (PT/BR)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/b/bd/Click_film.jpg/200px-Click_film.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a4/Flag_of_the_United_States.svg/20px-Flag_of_the_United_States.svg.png Estados Unidos
2006 •  cor •  107 min 
Produção
Direção
Roteiro
Steve Koren
Mark O'Keefe
Elenco original
Género
Idioma original
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)
Click é um filme estadunidense de dramaficção científica e comédia de 2006, dirigido por Frank Coraci e com Adam Sandler no papel principal. Foi lançando nos Estados Unidos em 23 de Junho de 2006.
Índice
  [mostrar
Enredo [editar]
Michael Newman é um arquiteto que mora com sua esposa Donna Newman e tem seus filhos Ben e Samantha. Ele trabalha muito e sempre chega exausto e cansado. Um dia ele queria ligar sua televisão, mas acaba pegando o controle errado e ativando aparelhos como ventilador e a porta de sua garagem automática. Ele fica furioso e seus filhos sugerem que ele compre um controle remoto universal, igual ao seus vizinhos, no qual poderá controlar tudo com um só objeto. Então ele vai em uma loja e encontra um inventor chamado Morty, que o mostra um controle e diz que tem uma tecnologia ultra-avançada e ainda nem está nas lojas, e o oferece de graça. Michael aceita a oferta e leva o controle. Mas chegando em casa percebe que o objeto tem o poder de controlar sua vida, e descobre que pode avançar e voltar no tempo, modificar o som e cor de tudo a sua volta e outras coisas. Ele começa a achar que está louco e volta para a loja onde comprou e pergunta a Morty do que se trata, ele responde dizendo que o controle tem a capacidade de controlar toda a vida dele. No começo ele gosta, mas depois o controle entra no avanço automático, que avança na vida dele para uma época em que os problemas que o perturba sejam resolvidos, mas acaba prosseguindo cada vez mais em sua vida.Seu maior desejo e subir de cargo na empresa ele deseja isso e o controle leva ele pra 2017, onde está muito obeso devido a comer muitos doces e fast-food, com isso ele avança cada vez mais no tempo. Ele fica desesperado quando descobre que no momento que ele acelera o tempo, ele fica no piloto automático, isso significa que ele não faz nada por si próprio, sua mente fica "viajando". Isso traz problemas a ele, como dizer uma coisa que afetou profundamente seu pai Ted, o chamando de estúpido, além de muitos outros erros na sua vida. Desesperado tentando corrigir, Morty diz que isso é impossível. Então ele deve decidir o que fazer antes que sua vida acabe.1
Percepção de Outras Linguagens
 Houve algum momento de sua vida que você desejou pausar?
Elaboração de Apreciações Estéticas e/ou Afetivas; e Elaboração de Apreciações Relativas à valores Éticos e/ou Políticos
 A atitude de Samuel foi correta? Justifique.

Referências bibliográficas 
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade

SCLIAR, Moacyr. Pausa. De O Carnaval dos animais. Porto Alegre,  Ed. Movimento, 1969. Org. Alfredo Bosi, Ed. Cultrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário