SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Tempo
previsto: 6 aulas
Conteúdos
e temas: leitura do conto.
Competências
e habilidades: desenvolver as capacidades de leitura
(ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de
hipóteses; localização de informações; comparação de informações;
generalizações; produção de inferências locais; produção de inferências
globais; recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas
da atividade da leitura; percepção das relações de intertextualidade; percepção
das relações de interdiscursividade; percepção de outras linguagens; elaboração
de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a
valores éticos e/ou políticos.)
Estratégias: aula interativa, com a participação dialógica do
aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do
professor, leitura em voz alta feita pelo professor.
Recursos: texto impresso, audiovisual.
Avaliação: observação das respostas dadas pelos alunos às
questões feitas pelo professor,produção e socialização de narrativas.
Integrantes
do grupo - encontro presencial:
Sonia,
Claudia, Adriana, Rosa, Gisele, Patrícia, Edna
Integrantes
do Grupo 7 – Fórum AVA:
Rosimari
Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia
Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes.
Situação de aprendizagem referente ao texto:
PAUSA
Moacyr Scliar
Ativação de
Conhecimentos Prévios
O que é uma
pausa?
Antecipação ou Predição
O que o título sugere?
Checagem de Hipóteses
Após a
leitura do conto suas hipóteses foram confirmadas?
Localização de Informações
Qual a reação da esposa ao perceber que o marido sairá mais um domingo?
Retire um trecho que comprove sua resposta?
Generalizações
Ao refletir a respeito do texto, qual a reação com a letra da música
“Epitáfio”, onde o eu lírico reclama que não teve tempo para parar e viver a
vida .(http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=L3eiOMQVUqs)
Epitáfio
Devia ter amado
mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me
proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter
complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me
proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Produção de Inferências Locais
Se você tivesse oportunidade de dar uma pausa em sua vida em qual
situação você pausaria? Justifique.
Produção de Inferências Globais
Sublinhe e procure no dicionário as palavras desconhecidas do texto.
Recuperação do Contexto de Produção
Qual é o
significado da palavra “cacarejo” dentro do texto?
Definição de Finalidades e Metas da
Atividade da Leitura
Qual a
intenção do autor ao descrever a rotina da personagem inclusive aos domingos
preocupando-se com os detalhes de sua rotina semanal?
Percepção das Relações de
Intertextualidade
Que tipo de informação
você obteve deste texto?
Percepção das Relações de
Interdiscursividade
Qual a relação deste texto com o filme “Click”
Click (filme)
Origem: Wikipédia, a
enciclopédia livre.
Click
|
|
Click (PT/BR)
|
|
Estados Unidos
2006 • cor • 107 min |
|
Produção
|
|
Direção
|
|
Roteiro
|
Steve Koren
Mark O'Keefe |
Elenco original
|
|
Género
|
|
Idioma original
|
|
Site oficial
Página no IMDb (em inglês) |
|
Click é
um filme estadunidense de drama, ficção
científica e comédia de 2006, dirigido
por Frank
Coraci e com Adam Sandler no
papel principal. Foi lançando nos Estados Unidos em 23 de Junho de 2006.
Índice
|
Michael
Newman é um arquiteto que mora com sua esposa Donna Newman e tem seus filhos
Ben e Samantha. Ele trabalha muito e sempre chega exausto e cansado. Um dia ele
queria ligar sua televisão, mas acaba pegando o controle errado e ativando
aparelhos como ventilador e a porta de sua garagem automática. Ele fica furioso
e seus filhos sugerem que ele compre um controle remoto universal, igual ao
seus vizinhos, no qual poderá controlar tudo com um só objeto. Então ele vai em
uma loja e encontra um inventor chamado Morty, que o mostra um controle e diz
que tem uma tecnologia ultra-avançada e ainda nem está nas lojas, e o oferece
de graça. Michael aceita a oferta e leva o controle. Mas chegando em casa
percebe que o objeto tem o poder de controlar sua vida, e descobre que pode
avançar e voltar no tempo, modificar o som e cor de tudo a sua volta e outras
coisas. Ele começa a achar que está louco e volta para a loja onde comprou e
pergunta a Morty do que se trata, ele responde dizendo que o controle tem a
capacidade de controlar toda a vida dele. No começo ele gosta, mas depois o
controle entra no avanço automático, que avança na vida dele para uma época em
que os problemas que o perturba sejam resolvidos, mas acaba prosseguindo cada
vez mais em sua vida.Seu maior desejo e subir de cargo na empresa ele deseja
isso e o controle leva ele pra 2017, onde está muito obeso devido a comer
muitos doces e fast-food, com isso ele avança cada vez mais no tempo. Ele fica
desesperado quando descobre que no momento que ele acelera o tempo, ele fica no
piloto automático, isso significa que ele não faz nada por si próprio, sua
mente fica "viajando". Isso traz problemas a ele, como dizer uma
coisa que afetou profundamente seu pai Ted, o chamando de estúpido, além de
muitos outros erros na sua vida. Desesperado tentando corrigir, Morty diz que
isso é impossível. Então ele deve decidir o que fazer antes que sua vida acabe.1
Percepção de Outras Linguagens
Houve algum momento de sua vida que você desejou pausar?
Elaboração de Apreciações Estéticas
e/ou Afetivas; e Elaboração de Apreciações Relativas à valores Éticos e/ou
Políticos
A atitude de
Samuel foi correta? Justifique.
Referências
bibliográficas
BAKHTIN,
M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec,
1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita –
elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______.
Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p.
35-60.
GUEDES,
Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e
não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas.
9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL,
Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro –
Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2
ROJO,
Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso
EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura
e escrita na contemporaneidade
SCLIAR, Moacyr.
Pausa. De O Carnaval dos animais. Porto Alegre, Ed. Movimento, 1969.
Org. Alfredo Bosi, Ed. Cultrix
Nenhum comentário:
Postar um comentário