Situação de
Aprendizagem
Objetivos: analisar um texto
narrativo do “gênero crônica”, dentro de dada situação de comunicação, levando
em conta o letramento e as capacidades de leitura.
Público alvo: 6º ano –
Ensino Fundamental
Conteúdos e
temas trabalhados:
·
Análise de texto narrativo do gênero crônica;
·
Pesquisas em dicionário;
·
Leitura silenciosa e coletiva
·
As características do gênero crônica;
·
Intertextualidade;
Competências
e Habilidades:
·
Ampliar a capacidade leitora e analisar textos
narrativos do gênero crônica;
·
Reconhecer o gênero crônica, dentre outros textos
narrativos;
·
Inferir conhecimento de mundo durante a leitura e
interpretação do texto;
Recursos:
Texto de apoio:
·
Cópia da crônica “Pausa”, de Moacir Scliar.
·
Cópia da Canção “Pausa para um choro” de Zeca
Brasil.
·
Rádio para ouvir a canção
Desenvolvimento
de estratégias:
·
Antes de iniciar a leitura do texto, o professor
fará com os alunos uma pequena discussão a fim de ativar o conhecimento prévio,
com relação ao título do texto;
·
Em seguida, os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa
do texto e só depois uma leitura coletiva, em voz alta.
·
Antes das questões de interpretação e leitura, os
alunos terão oportunidade de registrar suas impressões sobre o texto.
·
Depois responderão as questões individualmente e na
correção poderão expor suas interpretações e comentá-las, caso seja necessário.
Ativação dos conhecimentos prévios
1)
Na agitação de seu dia-a-dia, há algum momento que
você “para”?
2)
O que você faz nesse momento?
3)
Você acha importante esse intervalo? Por quê?
Levantamento de hipóteses e Checagem de hipóteses
4)
O título do texto é Pausa. O que você acha
que será dito no texto? Que tipo de pausa pode ocorrer?
Localização de uma informação/generalização
5)
A personagem Samuel parece ser uma pessoa cansada, de certa idade, embora
jovem. Localize no texto as características que comprovem a afirmação acima.
6)
O que leva a personagem a querer uma pausa do lar dele, principalmente aos
domingos?
7)
Quando o autor colocou “uma pausa” na rotina da personagem, ele queria mostrar
que o dia em casa ou no trabalho era cansativo? Justifique com elementos do
texto.
Produção de inferências: locais e globais
8)
“Olhou para os lados e entrou furtivamente”. Substitua a palavra grifada
por outra de significado equivalente.
9)
No decorrer do texto, percebemos que há um momento em que Samuel é tratado por
outro nome, Isidoro. Por que ele usa outro nome?
Recuperação do contexto de produção
10)
Realize uma pesquisa sobre o autor Moacyr Scliar e comente suas impressões
sobre ele.
11) A que
público-alvo este texto se destina?
12) Você
sabe qual o gênero do texto? Comente algumas características do gênero.
Percepção das relações de intertextualidade
13)
Escute a canção abaixo e responda: Até que ponto o texto “Pausa”, de Scliar
dialoga com a canção “Pausa para um choro”, de Zeca Brasil. Que diferença
pode-se perceber em relação à pausa dada pelos dois autores?
Pausa para um choro
Quero uma pausa pra ouvir
a canção do silencio
O pulsar do compasso
Do nosso coração
quero um espaço de tempo
Que caiba o sentimento
Que eu tentei com palavras
Encontrar tradução
Pra te dizer que o amor que eu sinto
É mais lindo que um jardim
Na primavera
Tem mais brilho que uma fonte
De água pura, cristalina
É minha sina te amar
a canção do silencio
O pulsar do compasso
Do nosso coração
quero um espaço de tempo
Que caiba o sentimento
Que eu tentei com palavras
Encontrar tradução
Pra te dizer que o amor que eu sinto
É mais lindo que um jardim
Na primavera
Tem mais brilho que uma fonte
De água pura, cristalina
É minha sina te amar
Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas
14)
Em muitas famílias, o domingo é o único dia que a família tem para se reunir,
aumentando os laços de afinidade familiar. Você acredita que essa atitude da
personagem poderia de alguma forma prejudicar os laços afetivos da família? Por
quê?
Referências:
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão
oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça
(Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado
das Letras, 2012. p. 35-60.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. De O Carnaval dos
animais. Porto Alegre, Ed. Movimento,
1969. Org. Alfredo Bosi, Ed. Cultrix, p. 275-276.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades
de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto
digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade, 2012.
Integrantes do grupo – encontro presencial
Suelen Maria Ivan Silva de
Menezes, Flávia Previsto Alves de Aguiar, Angela Maria de Araújo Vieira, Eliezer
Barbosa da Silva, Ana Paula de Jesus Brito, Djaldina Sousa Lisauska, Cristiane
Vieira Sperandio, Simone Silva Maiberg, Valdinéia Baleeiro da Silva e Cláudia
Maria Marroffino Simões.
Integrantes do grupo – Fórum AVA:
Rosimari Cristina Pedro
Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos
Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário