segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Texto "Avestruz", de Mário Prata

OBJETIVOS:

•          O objetivo desta Situação de Aprendizagem é analisar um texto narrativo dentro de uma dada situação de comunicação e como isso pode interferir na recepção do leitor. Espera-se que, com esse encaminhamento, o aluno comece a desenvolver um critério de seleção e expectativa para a leitura de uma narrativa.  Esse processo culminará com a busca de uma narrativa na biblioteca, com a intenção de lê-la para sua fruição. Desenvolvendo, consequentemente, as competências de leitura e escrita, bem como ampliar o repertório de crônicas e estimular o gosto pela leitura, entre outros.

TEMPO PREVISTO:
•          5 aulas

PÚBLICO ALVO:
•          6º ano – Ensino fundamental II

CONTEÚDOS E TEMAS TRABALHADOS:
•          análise de texto narrativo em situações de comunicação;
•          busca de narrativa na biblioteca;
•          leitura fruidora de narrativa;
•          as características do gênero “crônicas”;
•          os elementos da narrativa;
•          os sentidos das palavras através do contexto de um texto.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
•          desenvolver as capacidades de leitura e análise de textos narrativos (compreensão, apreciação e réplica do leitor em relação ao texto).
•          selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.).
•          discutir a recepção de um texto com alto teor imaginativo.
•          Comparar a coerência ou incoerência  de uma dada recepção textual.
•          reconhecer e identificar os elementos constitutivos das narrativas (tempo, espaço, foco narrativo, personagem, enredo).
•          Produzir textos com organização narrativa.

RECURSOS:
Texto de apoio:
•          Cópia da crônica “Avestruz”, de Mário Prata. (PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano vol. 2 - Caderno aluno p. 9 e Caderno do Professor p. 18).

AVALIAÇÃO:
•          A avaliação será por meio de discussão dirigida; produção de comentário; análise de narrativa em situação de comunicação; aquisição de critério para seleção de narrativa. Que será realizada através de atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal, etc.), coletivamente, com o objetivo de desenvolver a troca, o espírito colaborativo e a socialização.

DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS:
•          aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, leitura em voz alta feita pelo professor. As estratégias serão desenvolvidas antes, durante e após a leitura do texto, como segue:


Ativação de conhecimentos prévios
Você sabe o que é um avestruz?
Já viu um?
Onde vive um avestruz?

Antecipação ou predição
O que o título sugere?
Do que se trata o texto?

Checagem de hipóteses
Localizar no texto informações descritivas do avestruz, com a finalidade de comprovar as hipóteses levantadas anteriormente.

Comparação de informações
Você já criou ou cria algum animal em casa? Qual?
Compare com a situação de criar um avestruz.

Generalização
Se um grande amigo lhe pedisse um favor muito estranho ou complicado, como você se sentiria?

Produção de inferências locais
Você sabe o que significa a expressão “asas atrofiadas”?
No trecho “Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas”. Substitua as palavras em destaque por outra de significado equivalente.

Produção de inferências globais
A que a palavra “Floripa” lhe remete? Você já ouviu essa palavra antes?

Recuperação de contexto de produção do texto
Você conhece o autor deste texto? Se não, faça uma pesquisa sobre o autor Mário Prata e comente suas impressões sobre ele.
A que gênero pertence esse texto?  Onde ele circula, predominantemente? Indique sua função social.

Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
Ler para aprender sobre o avestruz.
Ler por prazer (fruir)

Percepção de relações de intertextualidade
Busca de informações sobre o avestruz em enciclopédias para estabelecer relações com o texto em estudo

Percepção de relações de interdiscursividade
Fazer relação com texto bíblico (Adão, Eva, etc.).

Percepção de outras linguagens
Pela ilustração seria adequado que ele tivesse um avestruz em casa?

Elaboração de apreciação estéticas e/afetivas
O autor gradativamente tenta convencer o garoto sobre a escolha incabível de ter o animal que devora tudo que vê pela frente. O que representam estes objetos?

Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
Em sua opinião a atitude do autor (fazê-lo desistir da ave) foi correta?
Quais são as implicações desta atitude para eles?


Integrantes do grupo - encontro presencial:

Leandro Silveira, Paulo Sergio Zanatta, Sandra Retamiro Moreno, Ana Paula Alves Ferreira Amaral, Marinês Vera Bignardi, Samuel Vieira dos Santos, Luiz Roberto Tresso, Simone Pires, Elizabete Ap. Cavalari Moraes, Ana Maria Vendeti e Zifirina Maria dos Santos Lopes.

Integrantes do Grupo 7 – Fórum AVA:

Rosimari Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes.


Referências

BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.

Imagem do avestruz. http://www.varbak.com/foto-de/fotos-de-avestruz. Acessado em 17/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário