terça-feira, 4 de junho de 2013

Experiências de leitura e escrita - Depoimentos

Minha primeira infância

Simone Maiberg


Quando menina, gostava de apreciar os livros que minha mãe comprava para mim, a começar pelas capas (que eram duras e algumas com letras douradas), as ilustrações, que eram belíssimas e finalmente a própria história (geralmente clássicos). 

Sempre gostei de ler, o que de certa forma contribuiu para que eu redigisse com desenvoltura  meus próprios textos (diários, cartas, poemas etc.). Uma experiência que marcou-me bastante foi um concurso de redação, que participei numa rádio em São Paulo e ganhei o primeiro lugar. 

Enfim, acredito realmente que o fato de gostar de ler e ter esse incentivo em casa, contribuiu para o desenvolvimento dessa habilidade de redigir, despertando também o fascínio pelos livros. Como bem fala Marilena Chauí: "Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro".

Um comentário:

  1. Com certeza, quem lê se expressa muito melhor oralmente e na escrita. E é somente por esse meio que podemos nos estabelecer com uma postura cidadã, diante das desigualdades do mundo atual.

    ResponderExcluir