sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem



Sequência de atividades para a leitura do conto O primeiro beijo, de Clarice Lispector


Público alvo – 9º. ano


Objetivo: Mobilizar estratégias para explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.


I. Resgate do contexto de produção:


1. Questionar sobre o que os alunos sabem sobre Clarice Lispector.


2. Apresentação do livro (portador) e um breve comentário sobre as temáticas dos contos presentes em Felicidade clandestina e sobre o estilo de Clarice Lispector.


3. Levantamento sobre o que sabem sobre o gênero conto.


II. Ativação de conhecimentos prévios a partir do título


1. Partindo da palavra “primeiro”, pedir para que os alunos falem do que se lembram que tenha sido o “primeiro” em suas vidas.


2. E sobre o primeiro beijo, o que têm para falar?


III. Levantamento de hipóteses - antecipação ou predição de conteúdos a partir do título.


1. O que esperam encontrar num texto cujo título é O primeiro beijo?


2. Anotar na lousa as hipóteses levantadas para a checagem durante a leitura.


IV. Checagem de hipóteses e novas predições


Entregar o texto para os alunos. A leitura, feita pelo professor, vai sendo interrompida para a checagem das hipóteses anteriormente levantadas ou para novas predições de conteúdos, a partir das questões dos itens seguintes.


V. Localização de informações e comparações no texto


1. “Os dois mais murmuravam que conversavam”. Qual o motivo desse comportamento?


2. Localize no sexto parágrafo uma comparação. Como você a explica?


3. O que causa tanta sede no personagem?


4. O que quer dizer “sede de anos”?


5. “... procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando.”


Tais atitudes podem ser comparadas às de um animal? Isso se comprova nos dois parágrafos seguintes?


6. “entre arbustos estava... o chafariz”. Qual a importância do uso de reticências nesse trecho do conto?


VI. Inferências locais


1. O texto inicia-se com “Os dois”. É possível já saber a quem se refere a expressão? Sublinhe no texto a confirmação de sua resposta.


2. A expressão “Os dois” é retomada no texto com que outro termo?


3. “... perguntou com “dor.” Qual a razão da dor da garota?


4. “... fico feliz com isso”. A que se refere o termo destacado?


5. Localize no texto as expressões que se associam e intensificam a sede do personagem.


VII. Inferências globais


1. Releia com atenção o sexto parágrafo. A narrativa continua no tempo presente ao diálogo dos namorados?


2. Que marcas há no texto que justificam sua resposta?


3. Como explicar as oposições presentes em “Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros”?


4. Qual a razão para a afirmação “A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto.”


VIII. Relações de intertextualidade


Para a verificação das relações de intertextualidade, perguntar para os alunos se há em seu repertório algum outro texto que dialogue com o conto lido. Para enriquecer essa etapa do trabalho, podemos ler trechos de outras obras, como os capítulos XXXIII “O penteado” e XXXIV “Sou homem”, da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis ou o texto Meu primeiro beijo, de Antonio Barreto; O primeiro beijo, de Márcia Kupstas também atende a essa atividade, entre outros.


Dom Casmurro 


Cap. XXXIII


“Alguns dias mais tarde fui à casa de Capitu, ela estava fazendo um penteado, a interrompi e pedi que pudesse ver seus olhos. Não vi os olhos que José Dias descreveu,


vi apenas o que chamo de olhos de ressaca. [...]


Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com


uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles me clarearam vi que
Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltavame língua. “Preso, atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da


parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas...”


Cap. XXXIV


“Corri ao meu quarto, peguei dos livros, mas não passei à sala da licção; sentei-me na


cama, recordando o penteado e o resto. Tinha estremeções, tinha uns esquecimentos


em que perdia a consciência de mim e das cousas que me rodeavam, para viver não sei


onde nem como. E tornava a mim, e via a cama, as paredes, os livros, o chão, ouvia


algum som de fora, vago, próximo ou remoto, e logo perdia tudo para sentir somente


os beiços de Capitu...Sentia-os estirados, embaixo dos meus, igualmente esticados


para os dela, e unindo-se uns aos outros. De repente, sem querer, sem pensar, saiu-me


da boca esta palavra de orgulho:


- Sou homem!”


IX. Relações de interdiscursividade


1. A conversa entre o casal de namorados é um diálogo que você já conhece? É um diálogo corrente entre os “iniciantes” no amor?


2. “mas não é de uma mulher que sai o líquido vivificador, o líquido germinador da vida...”. Esse trecho mostra o pensamento do próprio personagem ou ele se apoia no discurso, no conhecimento, de outras pessoas?


X. Percepção de outras linguagens


Levar outras fontes que tenham como tema o beijo, como a escultura de Rodin - O beijo - , o quadro de Klimt e cenas antológicas de vários filmes em que o beijo ocorreu e marcou cenas como no final de Casablanca, por exemplo.



(Klimt)




(Rodin)


XI. Apreciações estéticas e/ou afetivas


1. Leia o penúltimo parágrafo do texto. Que valor expressivo têm os dois pontos e as reticências? E a repetição do pronome “ele” no último parágrafo?


XII. Apreciações relativas a valores éticos


1. Pode-se, de fato, considerar que houve o primeiro beijo na situação vivida pelo personagem? Por quê?


2. Você concorda que o primeiro beijo modifica o comportamento das pessoas?



Integrantes do Grupo 7 – Fórum AVA:

Rosimari Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes.



Componentes do grupo de trabalho presencial


Ana Paula Pereira Copete, Arlete Pereira de Souza Fernandes, Elaine Guerra da Costa, Iliana Marques Mendonça, Ivete Yuriko Okachi Matsubara, Jussara Perpétua Resende, Maria Aparecida Moura Provazi, Maria de Fátima Miguel Bosso, Maria Isabel Rodrigues Borges, Marta M. Shibasho, Nádia Fernandes da Silva Defende, Neusa Maria Mantovanele, Neusa Pereira de Andrade Botelho, Renata Maria Dini Nogueira Ramos, Sandra Helena Miguel, Sandra Maria Pereira Martins Silva, Silvana Maria Ferreira Flausino, Simone Barbieri Garcia, Teresa Sônia Argentieri Bichara.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PAUSA   MOACYR SCLIAR                                SONIA MARIA MARTOS BRANDÃO

Tempo previsto: 6 aulas
Conteúdos e temas: leitura do conto.
Competências e habilidades: desenvolver as capacidades de leitura (ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses; localização de informações; comparação de informações; generalizações; produção de inferências locais; produção de inferências globais; recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura; percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade; percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.)
Estratégias: aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, leitura em voz alta feita pelo professor.
Recursos: texto impresso, audiovisual.
Avaliação: observação das respostas dadas pelos alunos às questões feitas pelo professor,produção e socialização de narrativas.
Integrantes do grupo - encontro presencial: 
Sonia, Claudia, Adriana, Rosa, Gisele, Patrícia, Edna
Integrantes do Grupo 7 – Fórum AVA: 
Rosimari Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes.


Situação de aprendizagem referente ao texto:
PAUSA 
Moacyr Scliar
  Ativação de Conhecimentos Prévios 
  O que é uma pausa?
 Antecipação ou Predição
  O que o título sugere?
Checagem de Hipóteses
   Após a leitura do conto suas hipóteses foram confirmadas?
Localização de Informações
  Qual a reação da esposa ao perceber que o marido sairá mais um domingo? Retire um trecho que comprove sua resposta?
Generalizações
  Ao refletir a respeito do texto, qual a reação com a letra da música “Epitáfio”, onde o eu lírico reclama que não teve tempo para parar e viver a vida .(http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=L3eiOMQVUqs)
Epitáfio
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...                                                              
 

  
 Produção de Inferências Locais
   Se você tivesse oportunidade de dar uma pausa em sua vida em qual situação você pausaria? Justifique.
Produção de Inferências Globais
   Sublinhe e procure no dicionário as palavras desconhecidas do texto.
Recuperação do Contexto de Produção
   Qual é o significado da palavra “cacarejo” dentro do texto?
Definição de Finalidades e Metas da Atividade da Leitura
  Qual a intenção do autor ao descrever a rotina da personagem inclusive aos domingos preocupando-se com os detalhes de sua rotina semanal?
 Percepção das Relações de Intertextualidade
Que tipo de informação você obteve deste texto?
Percepção das Relações de Interdiscursividade
 Qual a relação deste texto com o filme “Click”
Click (filme)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Click
Click (PT/BR)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/b/bd/Click_film.jpg/200px-Click_film.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a4/Flag_of_the_United_States.svg/20px-Flag_of_the_United_States.svg.png Estados Unidos
2006 •  cor •  107 min 
Produção
Direção
Roteiro
Steve Koren
Mark O'Keefe
Elenco original
Género
Idioma original
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)
Click é um filme estadunidense de dramaficção científica e comédia de 2006, dirigido por Frank Coraci e com Adam Sandler no papel principal. Foi lançando nos Estados Unidos em 23 de Junho de 2006.
Índice
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Enredo [editar]
Michael Newman é um arquiteto que mora com sua esposa Donna Newman e tem seus filhos Ben e Samantha. Ele trabalha muito e sempre chega exausto e cansado. Um dia ele queria ligar sua televisão, mas acaba pegando o controle errado e ativando aparelhos como ventilador e a porta de sua garagem automática. Ele fica furioso e seus filhos sugerem que ele compre um controle remoto universal, igual ao seus vizinhos, no qual poderá controlar tudo com um só objeto. Então ele vai em uma loja e encontra um inventor chamado Morty, que o mostra um controle e diz que tem uma tecnologia ultra-avançada e ainda nem está nas lojas, e o oferece de graça. Michael aceita a oferta e leva o controle. Mas chegando em casa percebe que o objeto tem o poder de controlar sua vida, e descobre que pode avançar e voltar no tempo, modificar o som e cor de tudo a sua volta e outras coisas. Ele começa a achar que está louco e volta para a loja onde comprou e pergunta a Morty do que se trata, ele responde dizendo que o controle tem a capacidade de controlar toda a vida dele. No começo ele gosta, mas depois o controle entra no avanço automático, que avança na vida dele para uma época em que os problemas que o perturba sejam resolvidos, mas acaba prosseguindo cada vez mais em sua vida.Seu maior desejo e subir de cargo na empresa ele deseja isso e o controle leva ele pra 2017, onde está muito obeso devido a comer muitos doces e fast-food, com isso ele avança cada vez mais no tempo. Ele fica desesperado quando descobre que no momento que ele acelera o tempo, ele fica no piloto automático, isso significa que ele não faz nada por si próprio, sua mente fica "viajando". Isso traz problemas a ele, como dizer uma coisa que afetou profundamente seu pai Ted, o chamando de estúpido, além de muitos outros erros na sua vida. Desesperado tentando corrigir, Morty diz que isso é impossível. Então ele deve decidir o que fazer antes que sua vida acabe.1
Percepção de Outras Linguagens
 Houve algum momento de sua vida que você desejou pausar?
Elaboração de Apreciações Estéticas e/ou Afetivas; e Elaboração de Apreciações Relativas à valores Éticos e/ou Políticos
 A atitude de Samuel foi correta? Justifique.

Referências bibliográficas 
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade

SCLIAR, Moacyr. Pausa. De O Carnaval dos animais. Porto Alegre,  Ed. Movimento, 1969. Org. Alfredo Bosi, Ed. Cultrix

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Texto "Avestruz", de Mário Prata

OBJETIVOS:

•          O objetivo desta Situação de Aprendizagem é analisar um texto narrativo dentro de uma dada situação de comunicação e como isso pode interferir na recepção do leitor. Espera-se que, com esse encaminhamento, o aluno comece a desenvolver um critério de seleção e expectativa para a leitura de uma narrativa.  Esse processo culminará com a busca de uma narrativa na biblioteca, com a intenção de lê-la para sua fruição. Desenvolvendo, consequentemente, as competências de leitura e escrita, bem como ampliar o repertório de crônicas e estimular o gosto pela leitura, entre outros.

TEMPO PREVISTO:
•          5 aulas

PÚBLICO ALVO:
•          6º ano – Ensino fundamental II

CONTEÚDOS E TEMAS TRABALHADOS:
•          análise de texto narrativo em situações de comunicação;
•          busca de narrativa na biblioteca;
•          leitura fruidora de narrativa;
•          as características do gênero “crônicas”;
•          os elementos da narrativa;
•          os sentidos das palavras através do contexto de um texto.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
•          desenvolver as capacidades de leitura e análise de textos narrativos (compreensão, apreciação e réplica do leitor em relação ao texto).
•          selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.).
•          discutir a recepção de um texto com alto teor imaginativo.
•          Comparar a coerência ou incoerência  de uma dada recepção textual.
•          reconhecer e identificar os elementos constitutivos das narrativas (tempo, espaço, foco narrativo, personagem, enredo).
•          Produzir textos com organização narrativa.

RECURSOS:
Texto de apoio:
•          Cópia da crônica “Avestruz”, de Mário Prata. (PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano vol. 2 - Caderno aluno p. 9 e Caderno do Professor p. 18).

AVALIAÇÃO:
•          A avaliação será por meio de discussão dirigida; produção de comentário; análise de narrativa em situação de comunicação; aquisição de critério para seleção de narrativa. Que será realizada através de atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal, etc.), coletivamente, com o objetivo de desenvolver a troca, o espírito colaborativo e a socialização.

DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS:
•          aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, leitura em voz alta feita pelo professor. As estratégias serão desenvolvidas antes, durante e após a leitura do texto, como segue:


Ativação de conhecimentos prévios
Você sabe o que é um avestruz?
Já viu um?
Onde vive um avestruz?

Antecipação ou predição
O que o título sugere?
Do que se trata o texto?

Checagem de hipóteses
Localizar no texto informações descritivas do avestruz, com a finalidade de comprovar as hipóteses levantadas anteriormente.

Comparação de informações
Você já criou ou cria algum animal em casa? Qual?
Compare com a situação de criar um avestruz.

Generalização
Se um grande amigo lhe pedisse um favor muito estranho ou complicado, como você se sentiria?

Produção de inferências locais
Você sabe o que significa a expressão “asas atrofiadas”?
No trecho “Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas”. Substitua as palavras em destaque por outra de significado equivalente.

Produção de inferências globais
A que a palavra “Floripa” lhe remete? Você já ouviu essa palavra antes?

Recuperação de contexto de produção do texto
Você conhece o autor deste texto? Se não, faça uma pesquisa sobre o autor Mário Prata e comente suas impressões sobre ele.
A que gênero pertence esse texto?  Onde ele circula, predominantemente? Indique sua função social.

Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
Ler para aprender sobre o avestruz.
Ler por prazer (fruir)

Percepção de relações de intertextualidade
Busca de informações sobre o avestruz em enciclopédias para estabelecer relações com o texto em estudo

Percepção de relações de interdiscursividade
Fazer relação com texto bíblico (Adão, Eva, etc.).

Percepção de outras linguagens
Pela ilustração seria adequado que ele tivesse um avestruz em casa?

Elaboração de apreciação estéticas e/afetivas
O autor gradativamente tenta convencer o garoto sobre a escolha incabível de ter o animal que devora tudo que vê pela frente. O que representam estes objetos?

Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
Em sua opinião a atitude do autor (fazê-lo desistir da ave) foi correta?
Quais são as implicações desta atitude para eles?


Integrantes do grupo - encontro presencial:

Leandro Silveira, Paulo Sergio Zanatta, Sandra Retamiro Moreno, Ana Paula Alves Ferreira Amaral, Marinês Vera Bignardi, Samuel Vieira dos Santos, Luiz Roberto Tresso, Simone Pires, Elizabete Ap. Cavalari Moraes, Ana Maria Vendeti e Zifirina Maria dos Santos Lopes.

Integrantes do Grupo 7 – Fórum AVA:

Rosimari Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes.


Referências

BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.

Imagem do avestruz. http://www.varbak.com/foto-de/fotos-de-avestruz. Acessado em 17/06/2013.

Situação de Aprendizagem - Texto "Pausa", de Moacyr Scliar



Situação de Aprendizagem

Objetivos: analisar um texto narrativo do “gênero crônica”, dentro de dada situação de comunicação, levando em conta o letramento e as capacidades de leitura.

Tempo previsto: 4 aulas
Público alvo: 6º ano – Ensino Fundamental
Conteúdos e temas trabalhados:
·         Análise de texto narrativo do gênero crônica;
·         Pesquisas em dicionário;
·         Leitura silenciosa e coletiva
·         As características do gênero crônica;
·         Intertextualidade;

Competências e Habilidades:
·         Ampliar a capacidade leitora e analisar textos narrativos do gênero crônica;
·         Reconhecer o gênero crônica, dentre outros textos narrativos;
·         Inferir conhecimento de mundo durante a leitura e interpretação do texto;

Recursos:
Texto de apoio:
·         Cópia da crônica “Pausa”, de Moacir Scliar.
·         Cópia da Canção “Pausa para um choro” de Zeca Brasil.
·         Rádio para ouvir a canção

Desenvolvimento de estratégias:
·         Antes de iniciar a leitura do texto, o professor fará com os alunos uma pequena discussão a fim de ativar o conhecimento prévio, com relação ao título do texto;
·         Em seguida, os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa do texto e só depois uma leitura coletiva, em voz alta.
·         Antes das questões de interpretação e leitura, os alunos terão oportunidade de registrar suas impressões sobre o texto.
·         Depois responderão as questões individualmente e na correção poderão expor suas interpretações e comentá-las, caso seja necessário.

 Ativação dos conhecimentos prévios
1)                 Na agitação de seu dia-a-dia, há algum momento que você “para”?
2)                 O que você faz nesse momento?
3)                 Você acha importante esse intervalo? Por quê?

 Levantamento de hipóteses e Checagem de hipóteses
4)                 O título do texto é Pausa. O que você acha que será dito no texto? Que tipo de pausa pode ocorrer?

Localização de uma informação/generalização
5)      A personagem Samuel parece ser uma pessoa cansada, de certa idade, embora jovem. Localize no texto as características que comprovem a afirmação acima.
6)      O que leva a personagem a querer uma pausa do lar dele, principalmente aos domingos?
7)      Quando o autor colocou “uma pausa” na rotina da personagem, ele queria mostrar que o dia em casa ou no trabalho era cansativo? Justifique com elementos do texto.

Produção de inferências: locais e globais
8)      “Olhou para os lados e entrou furtivamente”. Substitua a palavra grifada por outra de significado equivalente.
9)      No decorrer do texto, percebemos que há um momento em que Samuel é tratado por outro nome, Isidoro. Por que ele usa outro nome?

Recuperação do contexto de produção
10)      Realize uma pesquisa sobre o autor Moacyr Scliar e comente suas impressões sobre ele.
11) A que público-alvo este texto se destina?
12) Você sabe qual o gênero do texto? Comente algumas características do gênero.

Percepção das relações de intertextualidade
13)      Escute a canção abaixo e responda: Até que ponto o texto “Pausa”, de Scliar dialoga com a canção “Pausa para um choro”, de Zeca Brasil. Que diferença pode-se perceber em relação à pausa dada pelos dois autores?

Pausa para um choro
Quero uma pausa pra ouvir
a canção do silencio
O pulsar do compasso
Do nosso coração
quero um espaço de tempo
Que caiba o sentimento
Que eu tentei com palavras
Encontrar tradução
Pra te dizer que o amor que eu sinto
É mais lindo que um jardim
Na primavera
Tem mais brilho que uma fonte
De água pura, cristalina
É minha sina te amar

Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas
14)        Em muitas famílias, o domingo é o único dia que a família tem para se reunir, aumentando os laços de afinidade familiar. Você acredita que essa atitude da personagem poderia de alguma forma prejudicar os laços afetivos da família? Por quê?


Referências:

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

SCLIAR, Moacyr. Pausa. De O Carnaval dos animais. Porto Alegre,  Ed. Movimento, 1969. Org. Alfredo Bosi, Ed. Cultrix, p. 275-276.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade, 2012.

Integrantes do grupo – encontro presencial
Suelen Maria Ivan Silva de Menezes, Flávia Previsto Alves de Aguiar, Angela Maria de Araújo Vieira, Eliezer Barbosa da Silva, Ana Paula de Jesus Brito, Djaldina Sousa Lisauska, Cristiane Vieira Sperandio, Simone Silva Maiberg, Valdinéia Baleeiro da Silva e Cláudia Maria Marroffino Simões.

Integrantes do grupo – Fórum AVA:
Rosimari Cristina Pedro Rodrigues, Samuel Vieira dos Santos, Simone Silva Maiberg, Sônia Maria Martos Brandão e Suelen Maria Ivan Silva de Menezes